sexta-feira, 3 de junho de 2011

Resposta das questões de Elves


1. (UFPB) Um dos elementos da modernização no Brasil foi a integração da agricultura ao setor industrial, que acarretou profundas transformações na organização do espaço agrário do país.
Sobre as características dessa modernização e os seus efeitos na organização espacial agrária, identifique as afirmativas corretas:



I. A mecanização intensiva e o emprego de insumos favoreceram o uso da terra para a monocultura, aumentando a concentração fundiária no país.
II. A política oficial de expansão do crédito gerou um aumento do número de lavouras temporárias no país.
III. O uso intensivo de mecanização, de fertilizantes e de defensivos agrícolas favoreceu a expansão de complexos agroindustriais no campo.
IV. A criação de uma política de subsídios agrícolas para as monoculturas de exportação induziu a extinção da pequena propriedade em todo o país.
V. O uso da terra para as monoculturas desestruturou a policultura alimentar e expulsou pequenos proprietários rurais em várias regiões do país.

a) I, III, V
b) I, III, IV
c) I, II, V
d) III, IV, V
e) I e V

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2. (UEM PR) Sobre o Porto de Paranaguá, no Paraná, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. O Porto se localiza no litoral oeste do Paraná, fazendo conexão com eixos rodoviários e ferroviários que partem de todas as regiões produtoras do Estado.
02. Pelo Porto de Paranaguá, são exportados produtos da agricultura e da indústria do Paraná, de outros estados do Sul e do Sudeste e de outros países da América do Sul, caso do Paraguai.
04. O Porto está estruturado para a exportação, apenas, de produtos agrícolas a granel, caso de soja, trigo e milho.
08. O litoral paranaense tem a menor extensão territorial, comparada à área costeira dos demais estados da região Sul, e Paranaguá é o seu único porto.
16. Pelo volume de movimento de mercadorias e pela estrutura instalada, Paranaguá é considerado um dos maiores portos da região Sul do País.

A soma correta é: 18 (02 + 16)

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3. De acordo com o último censo realizado pelo IBGE, em 2001, um em cada cinco brasileiros trabalhava em atividades agrícolas. É correto afirmar que:

a) a grande maioria desses trabalhadores (quatro em cada cinco) atua em pequenas e médias propriedades, que utilizam basicamente a mão de obra familiar.
b) a maior parte desses trabalhadores (quatro em cada cinco) atua em grandes propriedades agrícolas que têm investido fortemente na exportação de seus produtos.
c) estão principalmente envolvidos na produção de soja e na pecuária, fazendo com que a maior concentração desses trabalhadores esteja na região centro-oeste.
d) por conta da expansão da agroindústria na região Sul houve intensa migração para essa região, que hoje concentra o maior contingente desses trabalhadores.
e) a agricultura de soja e a pecuária leiteira são as principais atividades desenvolvidas nas 
pequenas propriedades, onde está o maior número desses trabalhadores.

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4. (UNIOESTE PR)



“O Brasil tem de vencer grandes desafios na área de infra-estrutura para manter a taxa de crescimento de 3,5% a 4% nos próximos anos, como prevê o governo. Um desses desafios é melhorar a situação de nossas estradas. Mais de 80% das rodovias federais brasileiras estão deterioradas a tal ponto que já ameaçam a expansão econômica puxada pelas exportações e pelo agronegócio. [...] Esses dados são ainda mais estarrecedores se analisarmos os resultados obtidos pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) em sua pesquisa rodoviária 2004. Dos 74.681 km de rodovias pesquisadas, em todo o Brasil, 56,1% da extensão, ou seja, quase 42 mil quilômetros apresentam pavimento em estado deficiente, ruim ou péssimo e 74,7% têm algum grau de imperfeição.”
 (Diário Popular, Pelotas, 28/01/05).

O quadro esboçado acima leva-nos a refletir sobre a questão das vias de circulação no território brasileiro. A esse respeito é correto afirmar:
01. No Brasil o transporte rodoviário foi priorizado em relação aos demais tipos de transporte, como o ferroviário, por exemplo.
02. A prioridade dada ao transporte rodoviário no Brasil relaciona-se ao modelo de desenvolvimento industrial adotado a partir dos anos 1950 no qual a indústria automobilística teve papel fundamental.
04. O transporte hidroviário no Brasil é pouco utilizado devido ao reduzido potencial de navegabilidade dos rios existentes no território.
08. Comparativamente a outros países como os EUA e França, por exemplo, no Brasil há pouca utilização do transporte ferroviário.
16. A rede ferroviária brasileira caracteriza-se por uma distribuição homogênea no território, inclusive tendo recebido nos últimos anos considerável investimento do governo federal.
32. O transporte rodoviário é mais utilizado no Brasil devido ao menor custo em relação ao ferroviário e hidroviário.

A soma correta é: 11 (01 + 02 + 08)

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Agradecimentos: Elves, Carlos Leonardo e Éricles Cavalcanti.

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